domingo, 8 de julho de 2012

Pão de Abóbora



Bem, essa receita surgiu aqui em casa, quando minha mamãe Dª Maria, ganhou da vizinha um pedaço de uma abóbora giganteee. Era muita abóbora, e ninguém tava a fim de fazer doce, ou comer abóbora refogada por um mês. Foi então que eu falei pra minha mãe: Ah, faz um pão com abóbora!
E ela foi fazer a experiência e zaz! Deu super certo.
Agora eu trago aqui com exclusividade essa receita para vocês por que esses pães ficam uma gostosura só!



INGREDIENTES

Massa:
-3 xícaras de chá de abobora madura cozida
-2 colheres bem cheias de margarina
-2 ovos
-1 colher de chá de sal
-2 xícaras de chá de açúcar
-60 gramas de fermento biológico fresco
-1 xícara de chá de leite morno
-1 colher de café de erva doce (opcional)
-9 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo*

Calda:
-1 xícara de chá de leite
-1/2 xícara de chá de açúcar
-1 colher rasa de margarina


COMO FAZER

No liquidificador bata a abóbora, as colheres de margarina, os ovos, a colher de sal e o leite morno. Essa mistura deve ficar morninha, nem muito quente, pra não "matar" o fermento, nem muito fria, pra ajudar o fermento "agir" ou fermentar . Em uma vasilha grande (onde você vai sovar o pão) disponha o fermento, junte o açúcar e mexa até que o fermento se dissolva. Junte a mistura do liquidificador (que deve estar morna!) ao fermento com açúcar, acrescente erva doce e misture bem. Agora acrescente a farinha aos poucos misture e comece a sovar. Depois de sovar tudo muito bem, deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora.

Divida a massa em quatro parte iguais, sove cada uma delas e enrole como pão tradicional, ou faça tranças para fazer roscas. Deixe descansar mais uns 50 minutos aproximadamente ou até que os pães dobrem de tamanho. Leve os pães ao forno pré aquecido e deixe assar em fogo médio alto, por aproximadamente 50 minutos. Quando estiverem quase dourados, coloque em uma panela todos os ingredientes para a calda e mexa até que levante fervura.

Assim que os pães estiverem assados, desligue o forno, tire os pães e com ajuda de um pincel, espalhe a calda por cima dos pães.

Volte a assadeira ao forno por uns cinco minutos para que a calda penetre na casca do pão e pronto!

Agora corre, pega aquela margarina, aquele cafezinho,  chá, ou leite, pegue sua melhor faca de pão e bom apetite!

*No caso, de pães, não custa lembrar que a quantidade de farinha pode variar por causa do tamanho dos ovos, da qualidade da abóbora (que tem mais água ou é mais seca), então, coloque aos poucos e vá sovando bem, quando a massa estiver desgrudando das mãos este é o ponto, não se preocupe se sobrou farinha ou se você colocou a mais ;)

Dicas:

1- Uma forma muito boa para cozinhar a abóbora é no vapor. Não sabe cozinhar legumes no vapor? Então aprenda aqui:  http://migre.me/9Oqe3

2- Essa receita aqui em casa foi feita com dois tipos de abóbora: abóbora seca e cabotiá. Acredito que com a abóbora paulista e moranga também dê certo.

3- No frio, o fermento costuma ter preguiça pra fermentar. Então depois que sovei a massa, e vi que ela não tava nem aí pra crescer. Liguei meu forno, esperei um minuto, desliguei e coloquei a vasilha com a massa de pão lá dentro (coberta com uma toalha de mesa limpa). Aí ele cresceu. Depois que eu enrolei, fiz o super truque que a Taty faz pra acelerar o crescimento do pão. Acendi o forno, deixei ele ficar bem morno, e coloquei os pães enrolados lá dentro. Depois de uns 40 minutos liguei o forno na temperatura média/baixa e deixei assar, eles aumentam um pouco de tamanho ainda, depois de uma meia hora, você pode aumentar a temperatura do forno para média/alta

4-Minha mãe costuma colocar pães pra crescer na geladeira. É, eu sei que vocês fizeram essa cara o.0. Eu não sei que bruxaria é essa, mais eu sei que dá certo. Hoje quando fiz os pães, ela não estava em casa e eu nem me atrevi a tentar fazer isso, então da próxima vez que eu fizer vou testar e conto qual é o segredo desse truque pra vocês.


P.s.: As fotos não estão boas eu sei. Um dia eu ainda faço um curso de fotografia eu juro! E não, eu não tenho habilidade pra enrolar pão! Então os pães também não ajudam no processo das fotos haha! Mas eu também prometo que vou melhorar isso. O importante é que esse pão fica MUITO bom =D Quero ver quem vai fazer e mandar pro tira-teima!

Um comentário:

  1. Olá Yane,

    Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails